Tempestade tropical furacão atinge estados unidos florida Arthur

Tempestade tropical Arthur atinge costa dos EUA

Segundo meteorologistas estamos entrando na temporada de furacões de 2020, Arthur (primeira letra do alfabeto), é o primeiro a atingir a costa da Flórida, EUA.

A tempestade tropical intensificou no sábado (16), através de imagens de satélites, o serviço de alerta meteorológicos (NWS) dos Estados Unidos alertou a população da Flórida.


Apesar de o mercado vir em ascensão, existe um certo desprezo pela maioria dos brasileiros nos conhecimentos de marketing.

Aviao da LATAM chega ao rio de janeiro com respiradores da China


Segundo a “National Weather Service” (Serviço de informações e alertas do clima nos EUA, em inglês), Arthur foi elevado de depressão tropical para tempestade tropical a partir da força dos ventos, que agora atingem mais de 111km/h.

tempestade EUA mudanças climáticas. Brasil clima
Serviço de avisos nacional norte americano sobre tempestades e enchentes. Fonte: NWS MIAMI VIA TWITTER

Além do estado norte americano da Flórida, a tempestade tropical, Arthur, poderá atingir a costa da Carolina do Norte, de acordo com imagens de satélites e cálculos realizados pelos institutos de pesquisas.

Segundo o especialista do clima do AccuWeather, Courtney Travis, disse que, oficialmente, a temporada de tempestades e furacões começam a partir de 1 de Junho. Porém, devido as mudanças climáticas, se faz mas constantes a presenças de eventos severos antes da data.

tempestade tropical sul da florida atinge EUA
Imagens de satélites do dia de hoje 19/05 – Fonte: NOAA

De acordo com os moradores do sul da Flórida observaram os impactos em sua região antes mesmo da depressão tropical evoluir para tempestade tropical. Inumeros alertas de enxentes foram disparados pelas agências norte americanas para as pessoas que moram na costa leste da Flórida, maioria deles realizado por SMS.

Imagens divulgadas pelas mídias sociais mostram que as ruas de Miami foram inundadas pelas águas na sexta feira a noite.

“Segundo nossas observações, provavelmente, os ventos poderão permanecer fraco sobre o oceano atlântico, entretanto, estamos reforçando o alerta na costa da Carolina do Norte e do Sul, onde, possivelmente, os ventos poderão aumentar entre domingo até terça feira”. Disse o Meteorologista, Rob Miller.

Complementou Miller dizendo; “Ainda que o pior da tempestade permaneça sobre o oceano, nós continuamos monitorando o potencial e evolução da tempestade tropical que ainda se move para o norte. De acordo com tudo isso, chuvas fortes e rajadas de ventos, podem ocorrer facilmente”.

Tempestade mais intensas ocorrem devido a mudanças climáticas no planeta.

O Centro Nacional de gerenciamento e pesquisas cientifica dos oceanos, atmosfera e meio ambiente, coletam diversos dados sobre o clima ao redor do planeta.

Segundo o pesquisador , reitera em sua fala; “Através de modelos e de nosso entendimento dos movimentos atmosféricos do planeta, ficamos cada vez mais confiantes que o aumento da temperatura que estamos observando está mudando as características do clima e oceanos.”

“Nossos estudos e comparações mostram que estes eventos naturais severos do clima, estão se tornando mais frequentes e mais violentos. Toda esta mudança não é apenas em uma localidade, mas sim global, afeta todo o planeta. Furacões, tempestades e enchentes são resultados do aquecimento global.” Complementou, James Cossin.

Mudanças climáticas no Brasil

Aqui no Brasil contamos com o INPE/CPTEC, que também faz analises usando dados precisos de satélites meteorológicos. Com esses dados, grupos de meteorologistas podem calcular e até prever com mais precisão os eventos climáticos.

mudancas climaticas CPTEC Brasil efeitos tempestade tropical
Centro de Monitoramento acompanha as condições climaticas para enviar alertas para as pessoas. Imagem: CPTEC/INPE.

Em janeiro, deste ano, a região sudeste do Brasil, por exemplo, foi afetada, por chuvas fortes em capitais, Como Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. Belo Horizonte, talvez a mais atingida no começo de 2020 sofreu com chuvas fortes e enchentes.

Devido a este evento que ocorreu no Brasil, as cidades tiveram perdas de vidas e destruição material.

Fontes: Agência meteorológica dos EUA, AccuWeather, NOAA e CPTEC

Continua após publicidade.
Compartilhe

Inscreva-se para ganhar até 65% de descontos em produtos da Amazon