Astronautas lançamento SPaceX e NASA

SpaceX: quase tudo pronto para o lançamento dos astronautas em solo americano hoje

A NASA e a SpaceX planejam fornecer mais de 24 horas de cobertura ao vivo para o retorno de vôos espaciais humanos dos Estados Unidos, com a programação iniciando ao meio-dia,hoje, quarta-feira.

(NASA, Flórida) -- Os astronautas Bob Behnken e Douglas Hurley estão prontos para decolar às 16h33, horário da Flórida (15:33 de Brasilia) na próxima quarta(27), a bordo de uma cápsula Dragon, construída pela SpaceX, instalada no topo de do foguete Falcon 9.

A Missão é acoplar a nave espacial Dragon a ISS.

O destino será a Estação Espacial Internacional (ISS), com chegada prevista 19 horas depois.

A transmissão total e comentada estará disponível no canal do YouTube da NASA -- NASA Live -- e no site da SpaceX no dia de hoje.

Foguete Falcon nove nave Dragon
Foguete Falcon da SPaceX irá levar a capsula Dragon até a ISS. Imagem: Thadeus Cesari, NASA

Espera-se que as principais redes de notícias de TV e cabo transmitam a partida, com a ABC News fornecendo uma cobertura mais profunda.

A unidade de propriedade da Walt Disney exibirá um relatório especial de duas horas, “Launch America: Mission to Space Live”, das 14h às 16h.
(Horário de Brasília) na quarta-feira na rede de TV a cabo National Geographic, enquanto a ABC News transmitirá um relatório especial na rede minutos antes do lançamento.

O grande dia, que levou anos de preparação, se resumirá a avaliações de última hora das condições em relação a segurança do nave espacial e da meteorologia em todo o mundo.

Hubble mostra novas imagens do cometa Atlas

A nova corrida para entrar em contato com alienígenas

Como os astronautas podem precisar abortar a qualquer momento e aterrissar no oceano, os controladores estão monitorando o risco climático ao longo de milhares de quilômetros da rota do vôo.

Continua após publicidade

Mas o maior problema em potencial pode estar no local de lançamento do Kennedy Space Center, na Flórida.

A chuva e as nuvens de um sistema climático arraigado provocaram alertas de enchentes a partir de segunda-feira, que vão até quarta-feira. Para o tempo de lançamento, a previsão da Força Espacial dos EUA mostra 60% de chance de condições desfavoráveis.

Foguete falcon 9 irá levar dragon espaço ISS
Falcon 9 no pad de lançamento 39D. O mesmo que foi usado pela Apollo 11 para levar o homem à Lua. Imagem: Thadeu Cesari, NASA.

O que poderá frustar a expectativa do lançamento dos primeiros astronautas em solo americano após a ultima missão da STS-135, pela nave Atlantis em 2011.

As regras de vôo rigorosas da NASA e SpaceX, proíbem o lançamento de um foguete na chuva ou com uma espessa camada de nuvens tipo cumulus, e essas são as preocupações para quarta-feira.

Mas as perspectivas melhoraram um pouco, disse Mike McAleenan, oficial meteorológico da Força Espacial, em um “briefing” de pré-voo no início da noite de segunda-feira.

Se o lançamento parecer “ir”, hoje, na quarta-feira(27), os astronautas Behnken e Hurley conseguem vestir seus trajes de vôo da SpaceX, preto e branco, em apenas quatro horas antes da decolagem.

Espaçonave Dragon criada pela SPaceX irá levar os dois astronautas até a ISS em 19 horas. Imagem: SpaceX

Em aproximadamente duas horas antes do lançamento, Eles conseguem, então, ir até o Complexo de Lançamento 39A, e trancados na cápsula, já acoplado ao foguete Falcon 9.

Para o ensaio de sábado, eles fizeram a viagem de 20 minutos em um Tesla branco, construído pela empresa de Elon Musk. Musk também é o CEO da SpaceX.

O retorno do foguete da SpaceX

Pouco mais de nove minutos após o lançamento no dia de hoje, os telespectadores poderão ver a volta do foguete reutilizável da SpaceX pousando novamente à Terra, espera-se que ele pouse verticalmente em uma barcaça da empresa no Oceano Atlântico, carinhosamente batizada de “Of course, I still love you”, em português, basicamente; “claro que eu ainda te amo!”

Plataforma onde foguete pousa após lançamento
Plataforma “Of Course, I Still love you” estará no oceano esperando o retorno do Falcon 9, Imagem: SpaceX

Na marca de 12 minutos, a cápsula do Crew Dragon se separará do segundo estágio, e o cone do nariz da cápsula será aberto para se preparar para atracar na Estação Espacial Internacional (ISS).

A NASA planeja uma coletiva de imprensa pós-lançamento, ainda hoje, às 17h (horário de Brasília), ainda hoje, quarta-feira (27), que será exibido na TV da NASA e em outros canais, como o próprio Youtube.

Não está claro na programação da NASA quanto da transmissão da noite para o dia incluirá comunicação com os astronautas. Eles estão programados para realizar testes dos recursos da cápsula, incluindo voo manual, de acordo com a agência espacial.

lançamentos astronautas spacex NASA
Diversos testes foram realizados pela NASA e SpaceX, Imagem: NASA

As docas de lançamento estão preparadas desde quinta-feira. Para que a cápsula possa ser verificada.

Trinta minutos depois, A NASA transmitirá a tradicional cerimônia de boas-vindas para os recém-chegados à estação espacial.

E no final a ordem é; encerrar a cobertura ao vivo às 15h de Brasília na quinta feira, diretamente de Johnson Space Center, em Houston.

Noticias de astronomia: Homens vão ao epaço pela SPaceX e NASA
Conheça a carreira dos astronautas Bob Behnken e Doug Hurley clicando na imagem.

via: (Paul Brinkmann, UPI News)

Atualização (27/05/20 as 19:15) -- O Lançamento foi cancelado, nova tentativa apenas no sábado. Voltaremos com mais informações. Assinem nossa newsletter! É gratuito, inclusive o material exclusivo para assinantes

Inscreva-se!

Compartilhe

Inscreva-se para ganhar até 65% de descontos em produtos da Amazon