aviao latam rio de janeiro descarregando com respiradores

Mais voos com respiradores chegam ao aeroporto do Rio de Janeiro

Os voos com os respiradores são realizados pelos aviões da LATAM. Seis voos serão realizados entre a China e o Rio de Janeiro


O governo da China adotará as medidas mais estritas para controlar a segunda onda de coronavírus.

OVNI foi filmado no Rio de Janeiro, suposto disco voador teria caído próximo a Magé

China aumenta sua potencia militar e constrói vários navios de guerra


O primeiro avião da LATAM, um Boeing 737-300, pousou no aeroporto do Galeão no dia 12, trazendo os primeiros respiradores para pacientes infectados pelo Coronavírus.

A carga total trazida pelo voo foi de 160 toneladas onde foram descarregadas no aeroporto do Galeão, o principal do Rio de Janeiro.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, recebeu a segunda carga de respiradores no dia 13 de maio. Os voos são acompanhados também pela imprensa.

prefeito do rio de janeiro a bordo avião LATAM trouxe respiradores
Prefeito Crivela do Rio de Janeiro e tripulação do voo da LATAM no aeroporto.

Os respiradores chegaram com mais equipamentos para as unidades de saúde do município, incluindo monitores e EPIs para os profissionais da saúde (nestes últimos voos) que tratam os pacientes do Coronavírus.


Crivella estima que, no máximo em 10 dias, os hospitais municipais Ronaldo Gazolla, em Acari, o de Campanha, no Riocentro, atenderão com CAPACIDADE PLENA os pacientes do novo coronavírus.

Os voos da China ao Rio de Janeiro com os respiradores

O voo JJ9518 decolou terça (12) às 2h19 (hora local) de Cantão, China, com escala em Amsterdã, pousando (como voo JJ9519) no Rio de Janeiro/Galeão às 17h41 (hora local) do mesmo dia.

O voo foi realizado por uma aeronave modelo Boeing 777 de passageiros adaptada para o transporte de cargas, tanto na cabine, quanto no porão da aeronave, de forma a maximizar a capacidade de transporte.

O voo foi composto por uma equipe de pilotos e funcionários de operações. Percorreu mais de 18 mil quilômetros em cerca de 46 horas, passando por três fusos diferentes.

Ao ser entrevistado no aeroporto do Rio de Janeiro o prefeito Crivela disse a imprensa: A chegada desses respiradores, monitores e toda a leva de equipamentos comprados para as nossas unidades de saúde municipais é uma notícia maravilhosa para a população do Rio.

Com esse material, vamos poder equipar os nossos hospitais e abrir mais leitos para os pacientes com Coronavírus. Fazemos gestão e, meio do ano passado, antes mesmo de qualquer sinal dessa pandemia, fizemos essas e outras compras para renovar nosso parque tecnológico.

Continua após publicidade.

Ao todo, foram 400 toneladas de aparelhos fundamentais à saúde. Os respiradores, tão necessários hoje, compramos por US$ 12 mil cada, e para pagar em cinco anos. Mas, atualmente, cada um custa cerca de US$ 50 mil. É o preço que outros gestores estão pagando.

Se Deus quiser, com esses equipamentos que estão chegando, logo vamos baixar as curvas de contágio e voltar aos poucos à normalidade”

Além da mensagem do prefeito ao repórteres, a torre de controle do aeroporto do Rio de Janeiro mandou via rádio a seguinte mensagem para o avião da LATAM:

“Estamos vivenciando uma crise de saúde mundial sem precedentes e ficamos orgulhosos de poder contribuir ativamente com a Prefeitura do Rio de Janeiro no transporte de respiradores e insumos médicos da China para a cidade”

Torre do Aeroporto do Rio de Janeiro ao avião Boeing 777 da LATAM

Outra aeronave da Latam tem previsão de chegar ao aeroporto do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13). De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura do Rio, nas duas aeronaves fretadas chegarão ao Rio de Janeiro 306 respiradores, 500 monitores, além de milhões de unidades de EPIs, entre máscaras (cirúrgicas e comuns) e outros itens de proteção.

Os Aviões e voos da LATAM em combate contra o Coronavírus

 LATAM Cargo Brasil já transportou mais de 250 toneladas de itens essenciais no combate ao coronavírus, garantindo o transporte destes insumos para todo o país. Desde 15 de março já foram realizados mais de 70 voos para o transporte destes materiais.

voo LATAM avião respiradores COVID-19 Rio de Janeiro CHina
Boeing 777 usado pela LATAM para o transporte dos respiradores para pacientes do Coronavírus.

Entre os materiais transportados, estão medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas e respiradores, produtos necessários para combater o Coronavírus de norte a sul do país.

“Sabemos que nosso papel no transporte de cargas no país se torna ainda mais necessário neste momento de crise de saúde mundial que estamos todos enfrentando. Nosso objetivo é seguir trabalhando e contribuindo diariamente para manter o abastecimento destes itens de prevenção e combate à doença nos estados brasileiros” informa Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil.

Atualização: (15/0520): O Comandante do voo Djuno Quirido nos enviou imagens do carregamento do Boeing 777 da LATAM lá na China, veja:

Fontes: Prefeitura do Rio de Janeiro e LATAM Cargo

Compartilhe

Inscreva-se para ganhar até 65% de descontos em produtos da Amazon