explosão coreia do Norte

Coreia do Norte explode escritórios de negociações externas

A Coréia do Norte explodiu um escritório de ligação inter-coreano do lado da fronteira na terça-feira, disse o Ministério da Unificação do Sul, após dias de provocações verbais cada vez mais truculentas de Pyongyang.

(France 24) – “A Coréia do Norte explodiu o Gabinete de Ligação Kaesong às 14:49”, disse o ministério, que lida com as relações inter-coreanas, em um alerta enviado a imprensa.

O comunicado veio minutos depois que uma explosão foi ouvida e a fumaça foi vista subindo da zona industrial conjunta em Kaesong, onde o escritório de ligação estava localizado, informou a agência de notícias Yonhap, citando fontes não especificadas.

entrada Industrial Kaesong entre as coreias Coreia do Norte explode escritórios de negociações externas
Entrada da zona Industrial Kaesong. Imagem: Yonhap

Sua destruição ocorreu depois que Kim Yo Jong, a poderosa irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, disse no fim de semana: “Em pouco tempo, seria vista uma cena trágica do inútil escritório de ligação norte-sul em colapso completamente”.

Curiosidade: Na Coreia do Norte, os sobrenomes vem a frente do primeiro nome.

Desde o início de junho, a Coréia do Norte emitiu uma série de condenações direcionadas à Coreia do Sul. Ativistas estão enviando panfletos anti-Pyongyang pela fronteira – algo que os desertores fazem regularmente.

Continua após publicidade.

Na semana passada, a Coreia do Norte, anunciou que estava cortando todos os canais oficiais de comunicação com a Coréia do Sul. Causando retrocesso nas negociações com aquele país.

Os panfletos enviados à Coreia do Norte

Próximo a fronteira com as duas Coreia, alguns ativistas criam balões com milhares de panfletos criticando o governo ditatorial da Coreia comunista. Quando os eventos favorecem, estes balões chegam até a capital, Pyongyang, alertando a população que, sem internet, televisão ou rádio, sobre as mazelas e crimes causados pelo governo ditatorial.

baloes folhetos coreia do norte Coreia do Norte explode escritórios de negociações externas
Balões lançados da Coreia do Sul em direção a Coreia do Norte com panfletos denunciando as mazelas do governo comunista ditatorial. Imagem: Divulgação

Kim Jong Un cada vez mais ausente

Primeiro foram os rumores que cercaram sobre a vida do ditador Kim Jong Un quando ele ao 88° aniversário da criação de suas forças armadas em abril. Kim também não compareceu a comemoração da morte de seu pai, Kim II Sung, no mesmo mes.

Diante o desaparecimento forte rumores começaram a surgir, Kim, estaria morto após uma cirurgia cardíaca mal sucedida e que, sua irmã Kim Yo Jong, haveria tomado o posto de “grande líder supremo” do país mais isolado do mundo.

escritorioa Industrial Kaesong imagem satelite Coreia do Norte explode escritórios de negociações externas
Além dos escritórios de negociação a zona possuía algumas empresas instaladas, porém todas estavam fechadas devido a pandemia do covid-19. Imagem: Google Maps

Neste mes de junho, a Coreia do Norte começou com ataques verbais através de discursos vindo da Kim Yo Jong, e nos últimos dias, não há mais fotos, imagens ou vídeos de Kim Jong Un.

Segundo historiadores, talvez o mundo ainda vai demorar a saber sobre a real situação da Coreia do Norte, pois é comum em ditaduras eles esconderem a morte de seu líder até que outro possam o substituir.

Flávio Romeu Picinini Junior
Flávio Romeu Picinini Junior

Piloto de avião, cursando Administração de Empresas. Peguei a paixão pela leitura e resolvi colocar em formas de artigos. Gosto de pesquisar, entrar a fundo em qualquer tipo de tema e entender as questões e fatos do dia a dia.

Compartilhe

Inscreva-se para ganhar até 65% de descontos em produtos da Amazon