Cometa Atlas se aproxima do planeta Terra

Hubble mostra novas imagens do cometa Atlas

O Cometa Atlas C2019 Y4 foi descoberto em dezembro de 2019 por astrônomos. Durante muitos anos os fãs da astronomia esperavam a aproximação de um cometa em nosso Sistema Solar.

O cometa possui este nome por ser descoberto pelo sistema de alerta de asteroides, na língua inglesa; “Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System (ATLAS)”. O cometa, foi conhecido em 28 de dezembro de 2019.

Só que, após diversas imagens obtidas por potentes telescópios ao redor do mundo (e em órbita) mostrou algo que decepcionou os astrônomos; o cometa começou a partir em pedaços.


Inscreva-se!


O astrônomo italiano, Gianluca Masi, após algumas observações, disse que o núcleo do cometa desintegrou, partindo-se em outros 4 grandes pedaços.Publicidade

É comum a aproximação deste tipo de astro no nosso pequeno espaço do universo, além de nos apresentar como um belo objeto da natureza os cometas podem nos ensinar muito sobre a formação do universo e inclusive do planeta terra, nossa casa.

Comportamento dos Cometas

Ao se aproximar do Sol a água e hidrogênio, principais componentes de um cometa começa a evaporar e assim forma um rastro de milhões de quilômetros conhecido por cauda.

O astrônomo Ye Quanzhi compartilhou algumas imagens feita pelo telescópio Hubble. Uma impressionante imagem dos fragmentos do cometa.

“Nós estávamos observando os fragmentos do cometa desde do inicio de abril, através de telescópios terrestres, era quase impossível descobrir sobre o comportamento do C2019 Y4.” Disse Quanzi

Mas agora com o telescópio Hubble, além de imagens surpreendentes, a astronomia poderá compreender melhor o comportamento dos Cometas.

Eles podem variar de tamanho, muitos outros já são bastante conhecidos nossos, como o cometa Halley, que foi observado a olho nu em 1986.

Cometa Atlas foto do Hubble

A previsão era que o Atlas pudesse ser visto a olho nu no mes de maio, porém, após o anuncio de Masi, a esperança é que os astrônomos poderão estudar “Mini-cometas” através de observações. Evento não é incomum quando se trata de cometas. Pois é difícil prever o comportamento deste tipo de astro.

Compartilhe

Inscreva-se para ganhar até 65% de descontos em produtos da Amazon