O telescópio que irá desvendar o lado desconhecido do universo, James Webb 1 james webb telescopio no espaço

O telescópio que irá desvendar o lado desconhecido do universo, James Webb

Desvendar os mistérios do universo está nas mãos de poucos cientistas e seus telescópios. O Hubble, que está no espaço há 20 anos e ainda mandando diversas imagens para nós irá ganhar um irmão mais novo, o James Webb.

O telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990. Em pouco mais de duas décadas ele está realizando um ótimo trabalho, mas a tecnologia aprimorou muito nos ultimos anos levando o homem a criar um novo telescópio, mais potente do que qualquer um construído por nós, o James Webb.

O telescópio James Webb terá o maior espelho feito pelo homem na orbita terrestre. O espelho é tão largo que nenhum foguete seria capaz de transportar até o espaço, a solução encontrada foi “dobrar” em pedaços, como um origami, segundo o pessoal da NASA, a agência espacial norte americana.

Publicidade

Além de possuir o maior espelho e ser gigantesco, ele estará ainda mais afastado da Terra. Diante tais fatos sobre sua estrutura, tamanho e tecnologia envolvida não será difícil que o telescópio responda nossa questões sobre a origem do universo, segundo os cientistas. O James Webb irá mapear toda a fase da história cósmica. E também, a evolução do nosso sistema solar.

O espelho chega a ter o tamanho de uma quadra de tenis.

O espelho do telescópio poderá captar sete vezes mais luz do que o espelho do Hubble (veja a comparação abaixo), mas para carrega-lo, os engenheiros espaciais resolveram criar uma “colméia” de 18 pequenos espelhos, para que possa ser possível transportá-lo ao espaço com os foguetes atuais. O plano é que o potente foguete Ariane-5 leve a mais nova tecnologia humana fora da terra.

O telescópio que irá desvendar o lado desconhecido do universo, James Webb 2 tamanho espelho do James Webb

Observar as estrelas e o espaço profundo sempre foi uma tarefa difícil e fascinante. Com lunetas precárias, lá nos anos 1.600 e 1.700 a difícil tarefa criou grandes astrônomos, homens como Isaac Newton e Nicolau Copérnico como exemplo.

O telescópio que irá desvendar o lado desconhecido do universo, James Webb 3 Telescopio James Webb e o telescopio Hubble

Desde então, sem dúvidas, o desenvolvimento tecnológico nestes séculos nos fez aprender e muito sobre o universo, mas diante da imensidão do mesmo, duvidas continuaram surgindo. Segundo os astrônomos de nossos tempos, quando o James Webb for lançado ao espaço em março de 2021 ele poderá nos dar diversas respostas.

Publicidade

Para que a ideia do mais novo telescópio saísse do papel, os cientistas, engenheiros e técnicos da NASA, em parceria com a agencia espacial europeia, trabalhou duro para que tudo isso se tornasse realidade nos últimos 6 anos. Uma delas foi a criação de micros componentes que podem imitar a função de um obturador de uma câmera fotográfica comum mas com diversas novas tecnologias e soluções envolvida.

O telescópio que irá desvendar o lado desconhecido do universo, James Webb 4 ariane 5 rocket esa james webb space telescope

Publicidade

Como dissemos acima, o foguete Ariane-5 irá ter a tarefa de coloca-lo em orbita a uma distancia de 1 milhão e 500 mil quilômetros de distancia da Terra. Quatro vezes a mais do que a distancia da Lua em relação a Terra.

Quem foi James Webb?

O telescópio que irá desvendar o lado desconhecido do universo, James Webb 5 James Webb na NASA 1

O nome que o grande telescópio carrega é em homenagem ao um grande chefe da NASA na década de 1960. James Webb, trabalhou muito diante o desenvolvimento do projeto Apollo (o que levou o homem a Lua), a ideia de homenagea-lo foi devido ao grande esforço que Webb fez para que a NASA pudesse avançar tecnologicamente no campo cientifico, e assim, como nos dias de hoje, a agencia e seus cientistas podem responder diversas perguntas sobre o universo e a criação do sistema Solar e da própria Terra.

Compartilhe! Obrigado!