Hilly Krystal, o homem quem criou o berço do Punk Rock, o bar CBGB. 1 fachada bar CGGB Hilly Krystal

Hilly Krystal, o homem quem criou o berço do Punk Rock, o bar CBGB.

Certamente o punk rock teve um berço, muitas músicas que ouvimos até hoje surgiu através desta incrível história criada por um importante personagem no cenário Rock.

Publicidade

Foi em 1970, quando este cara que nasceu em Nova York chamado Hilly Krystal resolveu abrir um bar chamado “CBGB and OMFUG”, siglas de CountryBlueGrassBlues and Other Music For Uplifting Gormandizers.

Krystal alugou um pequeno espaço no decadente distrito de Bowery, Nova York. Bairro da ilha de Manhattan. A ideia inicial seria um bar estilo country, porém, vários músicos iniciantes do gênero rock pediam para tocar em seu bar, Krystal gostou da ideia, pois achou que a moçada criava um som diferente que ocorria na década de setenta. Como o progressivo do Pink Floyd e o velho estilo de Led Zeppellin. Mal sabiam que o CBGB (como ficou conhecido) seria o berço do punk rock lançando ao sucesso várias bandas que existem até hoje.

Como nós dissemos antes, Bowery era um distrito decadente, perigoso, e Krystal quase não tinha dinheiro para tocar o bar que era sujo, sem grandes decorações e o palco vivia caíndo. Hilly Krystal apenas exigia que a molecada tivesssem seus próprios instrumentos musicais e que não tocassem cover, apenas musicas próprias. Mas frequentemente rolava um ou dois coveres.

Publicidade

O que muitos chamavam de lixo musical, logo entrou no gosto do público e como não era de se esperar. Lotações máximas ficaram frequentes.

Quem hoje não conhece as bandas; Ramones, Talking heads, Television, The Police, Patti Smith group e Blonde? (dentre mais outras) Pois é, foi no CBGB que nasceram todas elas.

A história do CBGB virou filme em 2015 chamado “CBGB – o Berço do Punk Rock”

Publicidade

Mark Ramone e banda foram se apresentar no bar, quando terminaram, Krystal e seus amigos disseram; “Caras, vocês são muito ruim, mas vão tocar aqui”. Assim nasceu os Ramones, que com suas musicas de curta duração, aproximadamente 2:30, tinham que repeti-las várias vezes. E como suas obras tinham o mesmo estilo Joe Ramone colocou o famoso “one, two, three, four…” para que a galera soubesse que uma música tinha acabado e que outra iria começar.

Hilly Krystal, o homem quem criou o berço do Punk Rock, o bar CBGB. 2 Ramones CBGB

The Police subiu ao palco do CBGB, mesmo ao vivo, brigavam entre eles para saber qual próxima tocar, brigas eram frequentes entre os músicos. Mas foi lá que a canção Roxanne estorou.

Publicidade




O bar fechou em 2005 por falta de pagamento de aluguel, dívida acumulada em 19.000 doláres. O bairro Bowery, que na década de 70 era decadente, mudou, virou um distrito elegante, consequentemente com imóveis mais valorizados e aluguéis caros. E Krystal, apesar de ter visão sobre as bandas, não era bom com números.  Algumas bandas, que já estavam famosas, tentaram organizar concertos para tentar salvar o bar, porém, sem sucesso.

Publicidade

Atualmente o local aonde era o CBGB é uma loja de roupas. Hilly Krystal faleceu no ano de 2007 com câncer nos pulmões. Vale a pena assistir o filme para quem não assistiu.

Compartilhe! Obrigado!