Superficie do planeta Marte

Astronomia: o que sabemos sobre o planeta Marte?

A corrida espacial avança em passos largos. Hoje, diversos países investem pesado na construção de foguete e aprimoramento de novas tecnologia na busca de respostas em relação ao universo.

O universo sempre nos fascinou diante aos seus segredos e imensidão. A astronomia, ciência que existe desde a época medieval, tem desenvolvido muito nos últimos tempo. Seja através do acumulo de conhecimento, construção de novos telescópios e foguetes mais seguros.

Publicidade

Mas foi em um tempo não muito distante, durante a guerra fria que o homem se lançou ao espaço. Na corrida espacial, seres humanos viajaram em cápsulas, alguns pisaram no solo Lunar e diversas naves, robos foram lançados explorando o universo. Mas diante aos últimos fatos e noticias fica a seguinte questão, o que sabemos sobre o planeta Marte? O quão próximo estamos de levar seres humanos até lá?

Marte é o quarto planeta do sistema solar. O planeta vermelho nada mais é do que uma rocha fria, deserta e com uma fina atmosfera.

Mesmo sendo tão inóspito, o planeta possui calotas polares (gelo), vulcões extintos, canyons, estações do ano e que hoje hospeda diversos robos, sondas enviada por nós, de longe é o planeta mais explorado pelo homem até então.

Por ser um planeta rochoso e relativamente próximo a Terra, o planeta vermelho está sendo muito explorado pelo homem. A NASA pretende enviar seres humanos nos próximos anos e está trabalhando para isso, enquanto isso, diversas sondas explora o solo marciano e nos trazem respostas.

Publicidade

As sondas marcianas nada mais são do que as novas caravelas em busca de novos mundos do nosso século.

Naves espaciais que exploram o planeta Marte
Nesta tabela podemos conferir a quantidade de naves enviada ao planeta Marte. Fonte: NASA

Podemos dizer que existe uma frota no planeta Marte. Somente pela âgencia espacial norte americana (NASA), em ordem de chegada, foram estes;

  1. Mars Odyssey
  2. Mars Express
  3. Opportunity rover
  4. Mars Reconnaissance Orbiter
  5. Curiosity rover
  6. Mars Orbiter Mission
  7. MAVEN
  8. ExoMars Trace Gas Orbiter
  9. Mars Insight

Nesta lista acima são apenas os veículos espaciais que estão operacionais porém, no passado outros foram enviados mas que hoje não operam mais.

Publicidade

Dos veículos aposentados podemos citar a Mariner 4 que em 1965 enviou 22 fotos de Marte. Em 1971 a Mariner 9 tornou-se a primeira espaçonave a orbitar o planeta.

E em 1976, as sondas Viking 1 e 2 pousaram em solo marciano.

Astronomia: o que sabemos sobre o planeta Marte? 1 viking 2 utopian planicie planeta marte

Planeta Marte: novos veículos para explora-lo.

Baseado pelo projeto do rover Mars Curiosity, a NASA está preparando o Rover 2020. O “jipinho” tem o tamanho de um carro, cerca de 3 metros de comprimento pesando em torno de uma tonelada.

Mars 2020 terá diversos “cérebros” e diversos meios de comunicação para “falar e ouvir” tudo sobre sua missão com a Terra. Terá um braço mecanico que será capaz de pegar rochas do solo marciano e diversas cameras para poder mapear a superfície em 3 dimensões, ficando mais próximo possível da visão humana. Seus sensores será capaz de “ver e ouvir” tudo o que acontece no planeta vermelho.

Publicidade

Projeto do rover Mars 2020 irá explorar a superficie marciana, o planeta vermelho.
FOTO:Nasa

Está previsto para ser lançado em Agosto de 2020.

Diante a toda essa imensa exploração do homem sobre o planeta Marte podemos dizer que logo teremos informações suficientes para enviar os primeiros terráqueos até lá.

Publicidade

Sua gravidade corresponde apenas 1/3 em relação a nossa. Sua atmosfera é composta na maioria por dióxido de carbono e nitrogenio. Possui água, apesar que em sua maioria está em forma de gelo. Mas há evidências de que o planeta Marte possui água salgada em sua superficie, pequenas nuvens também já foram observadas em sua atmosfera.

Planeta marte próximo a Terra é muito pequeno.
O planeta Marte possui duas Luas e é relativamente pequeno em comparação a Terra.

Compartilhe! Obrigado!